Editora: Hoja de Lata
Autora: Luisa Carnés
A autora, Luisa Carnés, madrilenha nascida em 1905, viveu uma época em que as mulheres tinham muito a que conquistar, de uma família pobre, cedo começa a trabalhar enquanto escreve e vê seus textos sendo publicados. Na década de 30, quando vai trabalhar em um salão de chá ela vive parte da experiência que relata neste livro, publicado a primeira vez em 1934 e aclamado pela crítica.
Matilde, a personagem central, vive uma vida muito dura, com o pouco dinheiro recebido do trabalho como camareira, ela precisa ajudar em casa a mãe e aos irmãos. Vê muitas coisas passarem e nos conta sua visão de luta por uma vida digna.
Conheci este livro em alguma matéria de jornal, e ao ler que era o relato de uma camareira tive a curiosidade de comprar pois, como estava trabalhando como camareira, imaginei que pudesse ter idéias para iniciar meus escritos. O livro vai além da simples rotina de uma camareira, e fala das dificuldades da vida na década de 30, quando as mulheres ainda não tinham muito espaço e havia uma crise economica e trabalhista muito forte. Um livro delicado, com informações da vida de uma época que não vivi e que mostra a força das mulheres. Só podia ser escrito por uma mulher com uma história tão rica. A edição que tenho conta a vida de Luisa Carnés.